Caril vermelho de camarões com arroz
Experimente a explosão de sabores de um caril vermelho delicado com camarões e pimentos
Mergulhe nos sabores autênticos da Tailândia com este delicado caril vermelho, um molho que se destaca pelo seu equilíbrio subtil de especiarias, calor e cremosidade. Tradicionalmente servido com carne, peixe ou legumes, este molho torna-se a estrela de qualquer prato, e hoje combinamo-lo com camarão e pimento vermelho, acompanhado de arroz integral para equilibrar o resultado.
A chave para obter uma textura suave e sedosa, sem grumos ou imperfeições, reside no poder da Vitamix. Graças à sua capacidade de microtriturar os ingredientes, é possível obter um molho de caril vermelho perfeitamente integrado, que realça a subtileza das especiarias e liberta todo o seu potencial. Com a Vitamix, os resultados são sempre excelentes, sem esforço 😉
Deixe que este molho de caril vermelho seja a estrela das suas refeições, uma aposta perfeita para os amantes dos sabores mais exóticos e para aqueles dias em que quer surpreender com um prato não só saboroso mas também saudável.
Inspire-se noutros pratos tailandeses, como a sopa tailandesa ou o frango com manga.
- Autor: Vitamix
- Tipo de receita: Principais
- Tempo de preparação: | Tempo de cozimento: | Tempo total:
- 1 colher de sopa de azeite virgem extra
- 1 cebola grande, descascada e picada
- 1 pedaço pequeno de raiz de gengibre (10 g)
- ½ ramo de citronela
- 2 dentes de alho, descascados e picados
- 1 malagueta vermelha, sem sementes – opcional
- 1 colher de sopa de pasta de caril vermelho tailandês
- 3 tâmaras sem caroço
- 1 lata de leite de coco (400 ml)
- 1 colher de sopa de molho de peixe
- ½ lima pequena, descascada
- 2 pimentos vermelhos, finamente cortados em juliana (300 g)
- 225 g de camarão cru, descascado
- 1 chávena de arroz integral não cozido (200 g)
- Num tacho, aqueça o óleo. Adicione a cebola e salteie até ficar ligeiramente dourada, cerca de 5 minutos. Adicione o gengibre, a citronela, o alho e continue a refogar até dourar, cerca de 10 minutos mais. Tempere a gosto com sal e pimenta.
- Adicione a pasta de caril (e a malagueta, se utilizar) e cozinhe durante 1 minuto. Adicione as tâmaras, o leite de coco e o molho de peixe. Cozinhe em lume médio e reduza até engrossar ligeiramente, cerca de 10 minutos. Deixe arrefecer e retire o ramo de citronela. Coloque o líquido e a lima no jarro da Vitamix e feche bem a tampa.
- Selecione a velocidade 1 e aumente gradualmente a velocidade até à potência máxima. Misture durante 1 minuto, utilizando a barra de pressão para direcionar os ingredientes para as lâminas. Volte a colocar o molho no tacho e deixe ferver suavemente. Junte os pimentos e os camarões cortados em juliana e cozinhe até os camarões estarem prontos. Sirva por cima de arroz integral cozido.